A área da saúde em Caxias do Sul segue com novas propostas após diferentes anúncios nos últimos dias. Desta vez, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte vai passar a contar com um especialista ortopedista e com ações voltadas à área de traumatologia em situações de urgência e emergência, a partir de 1º de novembro. A iniciativa será viabilizada com recursos de R$ 140 mil mensais repassados pelo Governo do Estado, por meio do SUS Gaúcho.
A medida está prevista na Portaria nº 975/2025, e os procedimentos serão monitorados e avaliados. Conforme o secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, a ação representa uma inovação na gestão, com atendimentos todos os dias. Além disso, Bueno ressalta que, além de ampliar o atendimento à população, a iniciativa vai gerar economia de recursos públicos. Atualmente, o município mantém a contratação de uma empresa terceirizada para a área, com os recursos estaduais, a economia prevista é de aproximadamente R$ 600 mil por ano. De acordo com o secretário, a nova estrutura vai aprimorar o atendimento e deve contribuir para reduzir a procura por atendimentos no Hospital Pompéia, tornando a UPA Zona Norte uma referência na área.
Ainda na quarta-feira (15), foi anunciado um novo termo firmado entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Pompéia Ecossistema de Saúde e o Governo do Estado. A medida visa à ampliação dos atendimentos especializados em ortopedia, na subespecialidade de joelho, por meio do programa SUS Gaúcho. Serão ofertados 20 atendimentos mensais, totalizando 60 consultas e cirurgias entre outubro e dezembro. As atividades tiveram início ainda na quarta-feira.