O novo desenho do evento foi apresentado em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (15), no Travel Inn Hotels Caxias do Sul. O arquiteto da Festa da Uva, Geraldo Lewis, explicou o novo projeto arquitetônico com novidades em relação à última edição. Ele também é o arquiteto da Mercopar e tem ligação com a cidade desde 1982.

A nova edição da Festa prevê reunir cerca de 400 expositores dos segmentos de indústria, comércio e serviços. A expectativa da Comissão é arrecadar R$ 2,5 milhões com a comercialização dos estandes, recursos que serão aplicados diretamente na organização do evento.
Entre as mudanças, ele destacou a alteração de layout do Pavilhão 1, que não terá mais corredores direcionados. O espaço terá a proposta no estilo shopping center, com a opção dos visitantes de seguirem em frente ou adentrarem aos estandes.
O arquiteto explicou o objetivo de evitar o chamado “efeito manada”, possibilitando a circulação mais livre nos corredores.
Lewis também ressaltou a diminuição do trajeto dentro do parque. O percurso de 2,7 km será diminuído para 1,7 km. A melhora na acessibilidade com a diminuição do percurso será acompanhada do aumento da largura dos corredores. Os pavilhões contarão com 43 locais de descanso espalhados pela estrutura. A circulação direcionada retorna no Pavilhão 2.
No Centro de Eventos, haverá a Exposição de Uvas, patrocinadores, entidades governamentais, inovação, indústria e serviços com estandes próprios ou diferenciados. O Pavilhão 1 englobará a agroindústria, agricultura familiar, um espaço de moda, com o nome Tendenza, e um espaço para alimentação, com vinícolas e gastronomia. Ainda, terá brinquedos infláveis para as crianças. No Pavilhão 2, haverá a Vila dos Distritos, expositores de artesanato, Feira Multissetorial, Museu do Video Game e a segunda Praça de Alimentação. A distribuição de uvas, além da entrada do parque, também volta a ocorrer no Palácio das Uvas.
A Festa da Uva acontece de 19 de fevereiro a 8 de março de 2026, no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos.