Presente no coração da cidade, em frente à Praça Dante Alighieri, a tradicional Catedral Diocesana, símbolo de fé em Caxias do Sul, celebra 125 anos nesta terça-feira (14). A Catedral, oficialmente chamada de Igreja Santa Teresa d’Ávila, recebe o nome da padroeira de Caxias do Sul, celebrada em 15 de outubro. Inaugurada em 15 de outubro de 1899, na virada do século, em 14 de outubro de 1900, Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, então bispo da Diocese de São Pedro do Rio Grande do Sul, realizou a cerimônia de dedicação da então Igreja Matriz de Caxias do Sul.
Em 1934, com a criação da Diocese de Caxias do Sul, a partir do desmembramento da Arquidiocese de Porto Alegre, a igreja foi elevada ao status de Catedral. Nesta terça e quarta-feira, celebrações marcam tanto os 125 anos da Catedral quanto o dia da padroeira.
O pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi, salienta que o espaço é celebrado pela dedicação ao longo dos anos, de forma que a história da Catedral se confunde com a própria história de Caxias do Sul, como um lugar de acolhida, fé e vida comunitária. Vanassi destaca a programação e ressalta a missa em homenagem a Santa Teresa D’Ávila, marcada pelos ensinamentos deixados pela santa.
Nesta terça-feira (14), às 19h, uma missa solene será celebrada por Dom José Gislon e contará com a presença do bispo emérito Dom Alessandro Ruffinoni. A celebração refletirá sobre o tema “Igreja, Povo de Deus peregrino da Esperança”. Em seguida, às 20h, haverá uma confraternização no Espaço Mater Dei.
Na quarta-feira, os 30 degraus que levam à porta da Catedral Diocesana receberão a bênção dos padres e a distribuição de água benta, das 10h às 17h. Durante o momento, voluntários da Casa Madre Teresa farão a arrecadação de alimentos não perecíveis, remédios e fraldas geriátricas e infantis. Às 19h, será celebrada a missa presidida pelo pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi, com bênção aos professores, em homenagem a esses profissionais, e participação do Coral Santa Teresa. As missas diárias, ao meio-dia e às 16h, serão mantidas.
Marcada por símbolos e pela pintura da decoração interna, realizada em 1999, a Catedral passa atualmente por limpeza e manutenção em alguns trechos das obras. A conclusão da revitalização está prevista para ocorrer em até 10 meses, com investimento de R$ 400 mil, custeado por contribuições da comunidade.