A abertura acontecerá no dia 17 de outubro, às 19h30, na galeria de arte Ponto Coletivo, O local também recebe a exposição artística “ O que você deixa para o futuro? “, que fará o público refletir sobre o impacto do consumo e o destino dos resíduos, repensar o descarte e enxergar a urgência da mudança.
A Semana Lixo Zero busca promover o debate, sensibilizar e engajar a população na causa da sustentabilidade, Ainda visa mobilizar empresas, escolas, entidades e a população em geral para que conheçam mais e participem do projeto na construção de um futuro mais sustentável.
De acordo com o Engenheiro Ambiental, Cauê Brasil, que também é voluntário do projeto Caxias Lixo Zero, muitas vezes a população não sabe o que fazer com um material reciclável, onde descartar. Portanto, a ação busca divulgar a destinação adequada do lixo ,como também o consumo consciente que procura despertar o pensamento do público sobre o que está consumindo.
A ação se encerra no dia 25 de outubro e contará com uma programação extensa. No dia 18 de outubro, pela primeira vez, haverá um mutirão de pintura nas associações de reciclagem, em parceria com a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).O objetivo é melhorar o local de trabalho dos recicladores em busca de valorizar o papel deles na cadeia de reciclagem. Já no dia 25 de outubro ocorre o tradicional Mega Drive na Universidade de Caxias do Sul (UCS), a partir das 9h.
Cauê explica que a iniciativa tenta promover o recolhimento de materiais de difícil reciclagem, como chapas de raio x, óleo de cozinha usado, meias, pneus, entre outros e que durante o Mega Drive, também haverá oficinas de educação socioambiental, Feira Lixo Zero, onde marcas locais e sustentáveis disponibilizarão produtos ,além de uma feira de troca de livros.
O evento será gratuito e a população pode conferir a programação completa no site caxiaslixozero.com.br/6slz. Na edição do ano passado, mais de 91 mil pessoas foram impactadas pelo projeto, com cerca de 21 mil pessoas na participação direta com a destinação de 4,7 toneladas de resíduos especiais.