O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realizou nesta quinta-feira (9) um evento em celebração aos 60 anos de fundação da autarquia, com lançamento de uma campanha comemorativa e uma nova identidade visual. O evento, ocorrido na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC Caxias), marca o início de uma nova fase para o Samae, que busca alinhar inovação, sustentabilidade e investimento em infraestrutura.
Criado em 5 de janeiro de 1966, o Samae acompanhou o crescimento de Caxias do Sul ao longo das décadas, superando desafios históricos no abastecimento de água e avançando no tratamento de esgoto. Agora, segundo o diretor-presidente da autarquia, João Uez, o foco é manter a essência do serviço público, mirando o futuro com responsabilidade ambiental.
A nova marca do Samae é o quarto logotipo da história da autarquia, e, de acordo com Uez, simboliza a sustentabilidade e o equilíbrio entre água e meio ambiente. O logo traz elementos que representam uma gota, uma folha e o ciclo da natureza. “O mundo mudou muito nesses 60 anos, mas a preservação e o cuidado com as futuras gerações seguem fundamentais”, afirmou Uez.
O diretor-presidente também aproveitou o marco histórico para celebrar conquistas recentes. A principal delas é o projeto Canaliza Caxias, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal. Com investimento previsto de R$ 101 milhões, podendo chegar a R$ 127 milhões, o programa tem como objetivo resolver pontos históricos de alagamento na cidade. O projeto será financiado com recursos próprios do Samae, sem necessidade de empréstimos.
Ainda de acordo com Uez, 99% da área urbana de Caxias do Sul já é atendida com abastecimento de água, atingindo as metas do Marco do Saneamento Básico previstas para o ano de 2033. Agora, o foco se volta ao interior do município, com a ampliação das redes e perfuração de poços artesianos.
O maior desafio, segundo Uez, está no tratamento de esgoto, que hoje chega a 93% de coleta, mas apenas 52% é tratado. Para atingir as metas nacionais, será necessário um amplo plano de obras. Com apoio da Prefeitura e o engajamento dos servidores, o Samae projeta os próximos anos como um período de grandes transformações estruturais e ambientais.