Após dias de negociações, nesta quinta-feira (9), o secretário da Saúde, Rafael Bueno, confirmou à reportagem da Rádio Caxias uma parceria com o Hospital Pompéia para a realização de um mutirão com 636 cirurgias extras, que deverá contemplar a população de Caxias do Sul nas áreas de cardiologia, cirurgia geral e ortopedia. A documentação da iniciativa será assinada na próxima segunda-feira (13) e encaminhada ao Ministério da Saúde para aprovação, para que em breve possa ser implementada.
O secretário destaca que os procedimentos serão custeados com recursos de emendas parlamentares, viabilizadas por meio da bancada dos partidos. Conforme Bueno, a partir de uma reunião conjunta com a direção do Hospital Pompéia, representada pela superintendente Lara Sales Vieira, foi possível garantir que as emendas fossem direcionadas à ampliação dos atendimentos cirúrgicos.
Rafael Bueno celebrou a parceria alcançada em poucos dias à frente da secretaria e reforçou que, diante de cerca de 8 mil pessoas na fila de espera em Caxias do Sul e região, a iniciativa irá contemplar exclusivamente moradores de Caxias do Sul. Segundo ele, o município tem arcado com grande parte dos custos da saúde pública prestada a cidades vizinhas, sem receber contrapartidas financeiras. Por isso, os maiores beneficiários desse mutirão devem ser os caxienses. Como secretário, Bueno defendeu que essa é a prioridade da gestão, e lembrou que, quando foi proposta a criação de um consórcio regional de saúde, não houve adesão dos demais municípios.
Empossado na última segunda-feira (6), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cristo Redentor, local onde iniciou a trajetória política, Bueno informou que a primeira ação enquanto secretário seria mapear os principais problemas e projetos da pasta. Ele também anunciou reuniões com as equipes técnicas e a elaboração de um cronograma de 100 dias para promover mudanças estruturais na saúde pública do município.