Um caso envolvendo um ex-diretor da Secretaria Municipal de Habitação teve um novo desfecho em Caxias do Sul. O servidor foi demitido de acordo com publicação do Diário Oficial do Município nesta semana.
O funcionário estaria envolvido em denúncia que veio à tona durante a campanha eleitoral de 2024. No início de outubro passado, o caso ganhou repercussão em vídeo publicado nas redes sociais da oposição ao governo municipal. A publicação relatou na época que um caminhão da Prefeitura de Caxias foi avistado pelas ruas de Arroio do Sal. De acordo com o exposto, diante de pedido de informações feito ao poder público, com base nos dados do GPS, foi verificado que o veículo estacionava em frente ao terreno do ex-diretor. A propriedade teria sido comprovada com base em escritura disponibilizada pela prefeitura da cidade do Litoral Norte gaúcho.
Foi ainda informado pelo material, que reportagem publicada no site de um jornal do estado do Paraná, relatava suspeita de esquema de desvio do Banco Social de Materiais de Construção de Caxias do Sul para a casa do servidor e da esposa, que também seria servidora do Município. Contudo, a reportagem do jornal paranaense foi retirada do ar horas depois.
Além da demissão do servidor, houve a suspensão da esposa dele e de outro funcionário pelo prazo de 60 dias. O terceiro envolvido seria o motorista. As três portarias contêm o mesmo número de processo.
A Reportagem da Rádio Caxias procurou a Procuradoria-Geral do Município para saber o motivo dos procedimentos adotados e confirmar a ligação com o caso. Contudo, foi informado que os processos, embora tenha ocorrido a suspensão e/ou demissão, estão tramitando com possibilidade de recurso por parte dos servidores envolvidos, mantidos ainda de forma sigilosa.
A denúncia também foi encaminhada na época para o Ministério Público, de forma anônima pela internet, onde também tramita em sigilo.