A Copa do Mundo Feminina acontecerá entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027 e, pela primeira vez, será realizada no Brasil. Porto Alegre, com o estádio Beira-Rio, está entre as cidades-sede escolhidas. Caxias do Sul pode ser uma das cidades-base para treinamentos. A FIFA já realizou visitas técnicas e informou ao Juventude que o Centro de Formação de Atletas e Cidadãos (CFAC) poderá ser indicado como local de preparação para uma das seleções participantes.
Além da capital gaúcha, outras sete cidades receberão partidas: São Paulo (Arena Itaquera), Rio de Janeiro (Maracanã), Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Mané Garrincha), Salvador (Arena Fonte Nova), Recife (Arena Pernambuco) e Fortaleza (Castelão). A utilização do CT do Juventude, em Caxias do Sul, dependerá da escolha das delegações.
ESTRUTURA
O CFAC ocupa uma área de 24 hectares e conta com cinco campos de gramado natural e um gramado sintético de alta tecnologia, único no país. Este campo sintético é o primeiro do Brasil a contar com amortecedores Flexidrain, tecnologia que melhora a absorção de impacto e o desempenho dos atletas.


Desde o início deste ano, o elenco profissional passou a utilizar um novo prédio de 1.600 m², que abriga vestiários, academia, setor de fisioterapia, departamento médico, auditórios, salas de reunião, área de convivência e refeitório. O espaço atende atualmente à equipe principal, mas, conforme o plano diretor do clube, será destinado às categorias de base quando uma estrutura ainda maior for construída para o departamento de futebol profissional.



A academia do CT foi equipada com aparelhos novos, que anteriormente estavam em uma área do ginásio. O clube reconhece que o espaço ainda é limitado, mas atende plenamente às demandas das comissões técnicas e dos atletas.

Nos últimos meses, o Departamento Médico também recebeu investimentos em equipamentos de fisioterapia, voltados à prevenção de lesões e aceleração da recuperação dos jogadores. Além disso, há espaço para nutrição, odontologia e outros atendimentos médicos.

O Juventude investiu aproximadamente R$20 milhões no desenvolvimento do CFAC nos últimos anos. Entre recompra do espaço, construção, implementação e equipamentos. O objetivo da direção é destinar o complexo às categorias de base assim que o novo centro profissional estiver concluído.
A estrutura funcional do CFAC despertou o interesse da FIFA, que deve realizar novas inspeções antes de indicar o local oficialmente como centro de treinamento para uma das seleções que disputarão a Copa do Mundo Feminina de 2027.
