A Villa Dei Troni – Parque Temático Vivo Italiano surge como o maior e mais completo empreendimento dedicado à preservação, celebração e valorização da cultura italiana no Brasil. O empreendimento ganhará o conhecimento de convidados e autoridades no dia 10 de outubro, em Ana Rech, Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. Já ao público em geral a visitação iniciará no dia 12 de outubro (domingo). O empreendimento estará em funcionamento sempre de sexta a domingo – das 10h às 18h. São 25 hectares de história, memória e emoção, onde a arquitetura, os costumes, a gastronomia, a espiritualidade e a força de um povo se transformam em uma experiência imersiva e inesquecível.
O parque conta com mais de 40 edificações de réplicas fiéis do século XIX, que recriam fielmente uma autêntica vila italiana da época da imigração, erguida na última colônia preservada do período imperial. No parque, cada pedra, cada madeira e cada detalhe arquitetônico carregam não apenas a beleza estética, mas também as histórias, os valores e a luta dos imigrantes que ajudaram a construir a identidade da Serra Gaúcha e do Rio Grande do Sul. A Villa Dei Troni nasce para ser um ponto de encontro entre passado, presente e futuro. Um espaço onde a força das tradições italianas se encontra com a hospitalidade e a riqueza cultural da Serra Gaúcha, projetando a região no cenário nacional e internacional do turismo de experiência, de memória e de valorização das raízes.

À frente do projeto, que iniciou há quatro anos e meio, está o empresário Edson Antonio Tomiello (o Trovão), nascido em Ana Rech, descendente de imigrantes e apaixonado por suas origens. Com uma trajetória de sucesso no setor industrial – fundador da San Marino e da Neobus, marcas que projetaram o Brasil no mercado internacional de ônibus – Tomiello transforma agora seu amor pela cultura italiana em um verdadeiro monumento à memória de seus antepassados e de milhares de famílias que ajudaram a moldar a região.
“Este é um sonho que se concretiza. A Villa Dei Troni é um presente para a comunidade, um legado que eterniza a cultura, a fé e a simplicidade da vida italiana no campo. Aqui, o visitante não é um espectador, mas um viajante no tempo, mergulhado em uma experiência que honra a história de um povo corajoso e empreendedor”, orgulha-se Tomiello.
De acordo com seu idealizador, o empreendimento oferece muito mais do que contemplação e resgate da cultura italiana. São mais de 2.500 m² dedicados à gastronomia, com espaços que unem tradição e sofisticação, além de atividades culturais, apresentações artísticas, celebrações religiosas, oficinas, roteiros educativos, passeios na natureza e espaços para grandes eventos sociais e corporativos.
Texto: Assessoria de Imprensa Villa Dei Troni