A Prefeitura de Caxias do Sul divulgou na manhã desta quarta-feira (08), que entre os dias 13 e 17 de outubro, estarão abertas as inscrições para quem deseja vender flores e alimentos nas imediações dos Cemitérios Municipais I e II (Rosário), em razão do Dia de Finados. Os interessados devem se dirigir à Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) e apresentar comprovante de residência na cidade, documento de identidade com foto, e pagar uma taxa de R$ 140,40.
As vagas serão distribuídas em locais previamente demarcados pelos fiscais da SMU, no entorno dos cemitérios, conforme explica o secretário do Urbanismo, Adriano Bressan. Segundo ele, a intenção foi liberar também a venda de alimentos para atender à demanda dos visitantes e garantir conforto aos frequentadores dos cemitérios.
“Muitos passam horas ali, sobretudo nos dias de maior movimento. A presença dos ambulantes será criteriosamente organizada e fiscalizada para assegurar respeito ao espaço público”, completa Bressan.
A fiscalização ficará a cargo da equipe da SMU, que monitorará os pontos de venda tanto dos floristas quanto dos ambulantes. As vendas estarão autorizadas nas datas 25 e 26 de outubro e 1 e 2 de novembro.
Prazo para limpeza e obras nos túmulos
A população tem até dia 19 de outubro (domingo) para fazer limpezas, obras e reparos nos cemitérios municipais, para o feriado de Finados. Após o prazo, os trabalhos poderão ser retomados a partir de 11 de novembro. O setor de Cemitérios da Secretaria de Gestão Urbana orienta ainda que não é permitido colocar quaisquer vasos ou recipientes que contenham ou retenham água em seu interior. Além disso, acender velas só é permitido no queimador de velas, evitando acidentes.
Após o dia 10 de novembro as flores são retiradas pela equipe do cemitério, atendendo à legislação vigente.
O horário dos cemitérios municipais é das 8h às 17h todos os dias. O atendimento no escritório também todos os dias, das 8h às 12h e 13h às 17h.
Missas no feriado de Finados – 02 de novembro
Cemitério Público Municipal – às 8h, 10h e 15h
Cemitério Público Rosário – a missa será no salão São Francisco do Rosário, às 10h15