O valor representa também um aumento de 5,4% no volume de compras para o Dia das Crianças. A pesquisa foi realizada pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias, que apontou a intenção de 57% dos entrevistados em comprar presentes para a data, enquanto 34,6% disseram que não vão comprar e 8,3% que ainda estão em dúvida. Em relação ao tíquete médio estimado de R$ 306,54, o valor é 4,2% maior em relação com o ano passado e representa uma média de 2,5 presentes por consumidor.
A maioria das pessoas deve comprar brinquedos, representando pouco mais de 55% dos entrevistados. Na sequência, devem ser adquiridos vestuário e calçados (30,7%) e eletroeletrônicos/games (12,8%). A maioria dos itens comprados serão destinados para filhos (49,6%), seguidos de sobrinhos (17,5%), afilhados (14,0%), netos (12,6%), irmãos (3,7%) ou outros (2,6%). A maioria dos entrevistados, 50,9%, revelaram que vão comprar o que a criança pediu de presente, enquanto os outros devem escolher por conta própria.
O gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, detalha a percepção que o levantamento trouxe em relação às intenções de compra. Ele explica como a pesquisa foi desenvolvida para alcance dos dados divulgados. Além disso, as lojas da área central devem ser priorizadas.
Além dos presentes a maioria (54,7%) das pessoas pretendem fazer alguma outra atividade, como um almoço especial em casa (44,1%), almoço em restaurante (27,5%), passeio ou uma nova experiência (20,6%), ir ao cinema (6,1%) e viagem (1,3%).