Em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, a Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), promove o Seminário Sistemas Alimentares Sustentáveis. O evento será realizado na Universidade de Caxias do Sul (UCS), na Sala Sescon do Bloco J, a partir das 16h45.
A atividade integra a Semana Municipal da Alimentação 2025, que acontece de 11 a 18 de outubro, com uma série de ações voltadas à conscientização sobre o direito humano à alimentação adequada, segurança alimentar e práticas sustentáveis.
De acordo com o nutricionista na Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, Claiton de Vargas Daros, o seminário será um espaço de diálogo entre a comunidade acadêmica, agricultores, gestores públicos, profissionais da área da alimentação e sociedade civil. O objetivo é refletir sobre os desafios e caminhos para garantir sistemas alimentares mais justos, saudáveis e sustentáveis para todos.
A programação contará com duas mesas redondas. A primeira abordará a produção sustentável de alimentos, discutindo temas como agricultura familiar, agricultura orgânica, hortas comunitárias e agricultura urbana, com foco na valorização de práticas sustentáveis de produção de alimentos. Já a segunda, debaterá o acesso, consumo e abastecimento alimentar, a importância do acesso a alimentos saudáveis, especialmente pelas populações em situação de vulnerabilidade social. Participarão da conversa representantes de cozinhas solidárias e especialistas em ambientes alimentares.
Comprometido com a sustentabilidade, o seminário também busca reduzir o impacto ambiental de suas atividades. O coffee break oferecido durante o evento priorizará alimentos regionais e da sociobiodiversidade, reforçando o vínculo entre o conteúdo debatido e a prática alimentar proposta.
As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de outubro, pelo site. O ingresso tem valor simbólico de R$ 10, que será integralmente revertido na compra de alimentos para o Banco de Alimentos. Também há a opção de ingresso mais ecobag personalizada, por R$ 35, como forma de incentivo ao uso de sacolas reutilizáveis e apoio ao projeto.