O novo secretário municipal da Habitação foi empossado ao fim da manhã desta sexta-feira (3) no Salão Nobre da Prefeitura, que ficou lotado com servidores municipais, secretários, vereadores, amigos e familiares. Silvio Daniel da Silva assume o comando a partir da próxima terça-feira (7). O atual secretário José de Abreu assume como vereador suplente na Câmara Municipal com a ida do vereador Rafael Bueno para a pasta da Saúde.
Em sua primeira fala como novo secretário, Silva agradeceu a confiança do prefeito e disse que o primeiro objetivo é conhecer as demandas da pasta e os projetos que estão em andamento. Acrescentou que o próximo passo é entender junto com a administração municipal quais são as prioridades e assim poder contribuir com a população caxiense.
A ida de Sílvio gerou polêmicas junto ao Partido Liberal (PL). Ele atuava como assessor político do vereador Pedro Rodrigues na Câmara Municipal. Ao ser questionado se deixará a sigla, apenas respondeu que as questões partidárias acabaram junto com as eleições.
Tanto o prefeito quanto o vice, Edson Néspolo, destacaram em seus discursos, durante a posse, a necessidade de deixar as diferenças de lado. Em entrevista nesta semana para a reportagem da Rádio Caxias, o presidente municipal do PL, Maurício Scalco, informou que o fato é pessoal e não envolve o partido, que é de oposição.
O novo secretário é natural de Sapiranga. Silvio Daniel está em Caxias do Sul desde 1999 e é graduado em Gestão Pública. Ele foi candidato a vereador em 2020 pelo PSC e já exerceu as funções de assessor da presidência da FAS e secretário da Junta do Serviço Militar na primeira gestão do prefeito Adiló Didomenico. Segundo Silva, seu antigo cargo na Câmara será ocupado por Morgana Montanari