Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Educação
  • Notícias

Efaserra negocia compra de área na Terceira Légua estimada em R$ 2,3 milhões

  • Diego Pereira
  • 03/10/2025
Foto: Divulgação

A informação é do diretor da Instituição Israel Matté e foi dada durante entrevista ao Jornal da Caxias de sexta-feira (3). A Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra) atualmente ocupa um prédio na Terceira Légua, interior do município.

Há alguns anos era cogitada a ida da Efaserra para área da Fepagro, em Fazenda Souza. Contudo, a mudança não se concretizou. O diretor destacou que a sede atual é o local ideal para facilitar a vinda de alunos de outras cidades, uma vez que a escola também atende estudantes de 34 municípios.

Matté explicou que o espaço ocupado é alugado e está sendo negociado para que possa ser ampliado. A negociação envolve tratativas com uma associação dona do prédio e terreno, sendo estimada em cerca de R$2,3 milhões com recursos próprios.

Além disso, ele informou que a Efaserra está no período de inscrições abertas para recebimento de novos alunos. São 90 vagas para ingresso no Ensino Médio do próximo ano. As inscrições podem ser feitas pelo site da instituição. Há também possibilidade de visita ao local.

Além do Médio, os alunos cursam Técnico de Agropecuária durante os três anos, mais 400 horas de estágio. O modelo de aprendizagem adotado é o de alternância. Os estudantes permanecem uma semana na escola em regime de internato, de segunda à sexta-feira, e na outra ficam na propriedade familiar para colocar em prática a teoria.

A escola é particular com custos referentes ao internato que são subsidiados com auxílio de algumas bolsas que diminuem os custos para as famílias. Em 12 anos, a instituição já formou 232 jovens.

O modelo de ensino busca que os estudantes possam dar continuidade ao trabalho na propriedade familiar e diminua o movimento que o IBGE descreve como “envelhecimento” do campo. Entre os atrativos, de acordo com o diretor, estão a integração do Ensino Médio com o Técnico e a possibilidade da aplicação do aprendizado de sala de aula no cotidiano.

Ainda segundo Matté, a escola tem parceria com a Prefeitura de Caxias do Sul com 60 bolsas mensais que auxiliam no internato dos alunos oriundos de diversos lugares do interior do município. Mais informações da instituição podem ser encontradas nas redes sociais e pelo telefone 54 99619 5495.

Acompanhe, em áudio, a entrevista na íntegra do diretor da Instituição, Israel Matté, ao Programa Jornal da Caxias desta sexta-feira (03).

Tags:
  • caxias do sul
  • compra
  • EFASerra
  • ENSINO
  • VAGAS
Diego Pereira
Diego Pereira

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Fim de semana: 41ª Feira do Livro de Caxias terá música, bate-papos e programação infantil

  • Noriana Behrend
  • 03/10/2025
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias
  • Publieditorial

Sescon Serra Gaúcha celebra 49 anos com edição especial do Café com Estudos; inscrições encerram nesta sexta-feira

  • Noriana Behrend
  • 03/10/2025
ler post
Mais notícias
ler post

Após enchentes no RS, seguradoras ampliam oferta de proteção contra eventos climáticos no sul do país

  • 02/08/2026
ler post

Revisão do Plano Diretor de Caxias terá encontro com especialistas de Porto Alegre em agosto

  • 02/08/2026
ler post

Seminário sobre defesa civil vai debater legislações e ações na Câmara de Vereadores de Caxias

  • 31/07/2026
Leia também
  • Caxias ganha nova alternativa para encarar a Itabaiana
  • Meio-campista é regularizado no BID e se torna reforço do Juventude
  • Seminário sobre defesa civil vai debater legislações e ações na Câmara de Vereadores de Caxias
  • Caxias acerta contratação de volante do Operário-PR
  • Atacante deixa o treino mais cedo e vira dúvida no Caxias
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

03/10/2025 - Atualizado em 03/10/2025 - 12:36

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar