A CBF divulgou alterações do futebol brasileiro para 2026 nesta quarta-feira (01). As principais mudanças estão atreladas a antecipação da Série A, aumento de clubes e fases da Copa do Brasil, e criação da Copa Sul-Sudeste. As mudanças irão impactar o Juventude, mas o entendimento é de que a tendência é de melhorias.
O Campeonato Gaúcho será o primeiro compromisso do alviverde no próximo ano. Os estaduais terão 11 datas no total e devem começar no dia 11 de janeiro e ir até 8 de março. As partidas serão disputadas nos fins de semana já que os meios de semana serão destinados para a Série A do Brasileirão, que começa em 28 de janeiro. Caso haja descenso, a Série B começará em 21 de março.
Outra novidade é a criação da Copa Sul-Sudeste, que servirá para movimentar times regionais que não disputarão as competições internacionais (Libertadores e Sul-Americana). Serão 12 clubes: dois do Rio Grande do Sul, dois de Santa Catarina, dois do Paraná, dois de São Paulo, dois de Rio de Janeiro e dois de Minas Gerais. Serão vagas destinadas pelas Federações.
A mudança impacta diretamente todos os clubes do futebol brasileiro. A Copa do Brasil aumenta de tamanho e sai de 96 para 126 equipes. Os times de Série A entrarão diretamente na quinta fase da competição.
O entendimento do Juventude é de que a tentativa de alteração é válida e a criação da copa regional foi, inclusive, um dos pedidos do Papo. O presidente Fábio Pizzamiglio acredita que os estaduais serão valorizados com a mudança. “Avaliação inicial é muito positiva. Calendário mais distribuído e, obviamente, precisamos fazer adequações. A criação da Copa Sul-Sudeste foi uma reivindicação nossa de muito tempo. É uma competição que ajuda a ter calendários maior. Pensamos não só no Juventude como em outros clubes do interior gaúcho para ter arrecadações diferentes. Nesse formato veio muito bem. Além da distribuição do Brasileirão durante todo o ano”, afirma.