Caxias do Sul registrou aumento de 32% nos casos de violência contra idosos em um ano. Os dados da Coordenadoria da Pessoa Idosa mostram que as ocorrências passaram de 458, em 2023; para 604, até maio de 2024. Entre os registros, estão principalmente abandono familiar, negligência e golpes financeiros — muitos deles cometidos por parentes próximos.
Somente na própria Coordenadoria, 98 denúncias foram recebidas por telefone neste ano, das quais cerca de 60 envolvem situações de abandono. Já no Procon, 60% dos atendimentos de idosos estão ligados a fraudes financeiras, como uso irregular de cartões e golpes bancários.
Diante do crescimento dos casos, o coordenador Luiz Carlos Cruz da Silva defende o fortalecimento da rede de proteção. Segundo ele, “Caxias tem mais de 84 mil idosos, e a tendência é que esse número ultrapasse os 100 mil em pouco tempo. Portanto, é urgente ampliar políticas públicas que assegurem dignidade e segurança a essa população”.
Outubro Prateado
O titular da Coordenadoria do Idoso ainda chamou atenção para a programação que acontece em outubro. Com o objetivo de valorizar a terceira idade e chamar atenção para suas demandas, o município promoverá ao longo do mês o Outubro Prateado. A programação inclui atividades culturais, palestras e debates sobre políticas públicas. No site da emissora você confere a programação completa. Segundo Cruz, a proposta é transformar Caxias em uma “cidade amiga da pessoa idosa”, unindo lazer, saúde, cultura e segurança em uma rede integrada de atenção.
Programação Outubro Prateado
30 de outubro – audiência pública na Câmara de Vereadores para prestação de contas da Conferência Municipal do Idoso, que reuniu mais de mil participantes em junho.
5 de outubro – Rua do Lazer na Praça Dante Alighieri, em parceria com a Esmel;
14 de outubro – programação no Centro de Cultura Ordovás, das 9h às 17h, com palestras, apresentações artísticas, coro municipal e participação de grupos da comunidade idosa;