Já na tarde desta terça-feira (23) os vereadores de Caxias do Sul votaram pela convocação do secretário Municipal de Saúde (SMS), Geraldo da Rocha Freitas Júnior, para a prestação de esclarecimentos aos parlamentares. Por unanimidade, os vereadores convocaram a presença do titular da pasta para detalhar a situação da saúde publica na cidade.
Os parlamentares destacaram como prioridade a temática da saúde no contexto municipal e discorreram sobre falhas que observam na gestão pública. Nesse sentido, foram apontadas questões deficitárias na atenção primária, no agendamento de consultas por telefone, sobrecarga de profissionais, estrutura inapropriada e inoperância de equipamentos. A presença do secretário é embasa pela maioria dos parlamentares sobre a necessidade da Casa entender o que falta no município para a saúde pública funcionar e solicitarem emendas parlamentares para fins corretos.
A vereadora Estela Balardin (PT) foi enfática na manifestação quanto à necessidade do tema ser discutido no plenário e com presença da população e não nos bastidores, como é sugerido algumas vezes. Ela detalha ainda alguns dos desafios relatados por quem precisa do atendimento público. Estela cita as filas em frente às UBSs, em que as pessoas não estão lá por querer.
Um documento desenvolvido pela Comissão de Saúde, também solicitando informações sobre a Secretaria da Saúde, foi retirado de pauta pelos autores, uma vez que o texto era semelhante aos questionamentos aprovados para a convocação do Secretário de Saúde que deverá comparecer no Legislativo nos próximos dias.