Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Nos Capuchinhos: Mural celebra os 800 anos do “Cântico das Criaturas” de São Francisco de Assis

  • Noriana Behrend
  • 23/09/2025
Foto: Jair Júnior/Rádio Caxias

Quem circula pela Rua General Sampaio no bairro Rio Branco em Caxias do Sul, pode conferir imagens confeccionadas no muro do Convento dos Capuchinhos, próximo ao Museu dos Frades (Muscap). A obra homenageia os 800 anos do Cântico das Criaturas, hino escrito por São Francisco de Assis em 1225, popular santo católico, e que busca unir arte e espiritualidade no espaço que abriga onde estão os frades integrantes da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos da Província do Rio Grande do Sul.

Considerado um dos textos mais importantes de São Francisco de Assis, o cântico – também chamado Cântico do Irmão Sol – é um louvor à criação e ao Criador, marcado pela linguagem simples e poética que expressa fraternidade com a natureza e reverência a tudo o que foi feito por Deus.

O mural tem 24 metros de extensão e chega a 3,55 metros de altura. A pintura foi assinada pelos artistas Gustavo Gomes, Gilberto Dinnebier, Pinguim, Vitória Catarina e Stang, trazendo quatro representações de São Francisco associadas a diferentes continentes: Ásia, África, América Latina e Europa. Elementos mencionados no cântico, como sol, lua, vento, terra e a “irmã morte”, além de animais da fauna brasileira, também foram retratados. Segundo o frei capuchinho Celso Bordignon, além de evangelizar, o projeto valoriza a mensagem de São Francisco e revitaliza a paisagem urbana.

Conforme Bordignon, a iniciativa foi viabilizada com apoio de cerca de 60 pessoas e segue recebendo doações para quitar os custos. As contribuições podem ser feitas via PIX, no e-mail [email protected]. A inauguração oficial está marcada para o dia 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis, das 9h às 11h, com bênção dos animais e distribuição de exemplares do cântico.

Confira outras imagens da obra, logo abaixo:

Foto: Jair Júnior/Rádio Caxias

Tags:
  • #mural #CaxiasDoSul #MuseuDosCapuchinhos #SãoFranciscoDeAssis #CanticoDasCriaturas #arte #espiritualidade #fe #cultura
Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Especial
  • Notícias

Como usar o aplicativo Mercado Play para espelhar na TV?

  • Site
  • 23/09/2025
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Aeroporto da Serra Gaúcha: “Não existe na área nenhum vestígio arqueológico”, afirma secretário de Planejamento Marcus Caberlon, depois de protocolar relatório complementar no IPHAN

  • Redação
  • 23/09/2025
ler post
Mais notícias
ler post

Repórter da Rádio Caxias conquista reconhecimento no Prêmio Themis de Jornalismo do TJRS

  • 08/11/2025
ler post

Dois projetos da Assembleia Legislativa serão apresentados na COP 30

  • 07/11/2025
ler post

Presídio Regional de Caxias do Sul inaugura sala de vacinas

  • 07/11/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Repórter da Rádio Caxias conquista reconhecimento no Prêmio Themis de Jornalismo do TJRS
  • Confira as informações para o duelo entre Juventude e Vasco
  • Atacante comemora gol e projeta reta final: “Vamos fazer de tudo para manter o Juventude na Série A”
  • Caxias negocia renovação de contrato com zagueiro
  • Com dúvidas, Juventude realiza último treino antes de encarar o Vasco
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

23/09/2025 - Atualizado em 23/09/2025 - 10:46

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar