Quem circula pela Rua General Sampaio no bairro Rio Branco em Caxias do Sul, pode conferir imagens confeccionadas no muro do Convento dos Capuchinhos, próximo ao Museu dos Frades (Muscap). A obra homenageia os 800 anos do Cântico das Criaturas, hino escrito por São Francisco de Assis em 1225, popular santo católico, e que busca unir arte e espiritualidade no espaço que abriga onde estão os frades integrantes da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos da Província do Rio Grande do Sul.
Considerado um dos textos mais importantes de São Francisco de Assis, o cântico – também chamado Cântico do Irmão Sol – é um louvor à criação e ao Criador, marcado pela linguagem simples e poética que expressa fraternidade com a natureza e reverência a tudo o que foi feito por Deus.
O mural tem 24 metros de extensão e chega a 3,55 metros de altura. A pintura foi assinada pelos artistas Gustavo Gomes, Gilberto Dinnebier, Pinguim, Vitória Catarina e Stang, trazendo quatro representações de São Francisco associadas a diferentes continentes: Ásia, África, América Latina e Europa. Elementos mencionados no cântico, como sol, lua, vento, terra e a “irmã morte”, além de animais da fauna brasileira, também foram retratados. Segundo o frei capuchinho Celso Bordignon, além de evangelizar, o projeto valoriza a mensagem de São Francisco e revitaliza a paisagem urbana.
Conforme Bordignon, a iniciativa foi viabilizada com apoio de cerca de 60 pessoas e segue recebendo doações para quitar os custos. As contribuições podem ser feitas via PIX, no e-mail [email protected]. A inauguração oficial está marcada para o dia 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis, das 9h às 11h, com bênção dos animais e distribuição de exemplares do cântico.
Confira outras imagens da obra, logo abaixo:









