A possibilidade de criação de 23 novos cargos de chefia de gabinete para 2026 vem sendo discutida internamente entre os vereadores da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Conforme apurado pela reportagem da Rádio Caxias, a medida seria formalizada por meio de um Projeto de Lei (PL) apresentado pela Mesa Diretora da Casa.
Se consolidada, a proposta pode significar o retorno da chamada verba de representação, recurso voltado a despesas relacionadas ao exercício parlamentar, como deslocamentos, além de remuneração aproximada de R$ 10 mil mensais para cada cargo.
O presidente da Câmara, Lucas Caregnato (PT), em entrevista à Rádio Caxias, destacou que o Legislativo vive atualmente um período marcado por projetos relevantes, como a abertura do sinal da TV Câmara, prevista para 31 de outubro, e a realização do concurso público para servidores. Segundo ele, a criação de cargos não é prioridade neste momento. Conforme Caregnato, as discussões atuais estão concentradas no trabalho executivo e em projetos protocolados que precisam ser debatidos, de forma que a criação de novos cargos não passa de especulação.
O concurso público, aberto nesta segunda-feira (22), oferece vagas para seis cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. As inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 12 de outubro, e as provas estão previstas para o dia 2 de novembro.