A reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul desta segunda-feira (22), foi palco para apresentação ao empresariado e autoridades, de um projeto voltado a criação e posicionamento da marca ‘Caxias do Sul’ visando colocar em prática um plano de estratégias através da criação de uma marca que representará a cidade de Caxias do Sul, uma das principais cidades gaúchas. O projeto intitulado ‘Place Branding de Caxias do Sul’ é encabeçado pela CIC Caxias, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), a Critério – Resultado em Opinião Pública, a Universidade de Caxias do Sul (UCS), além de outros sindicatos e entidades e o apoio institucional da prefeitura de Caxias do Sul. Conforme o palestrante da RA e sócio-diretor de Estratégia e Planejamento da Critério, o jornalista Cezar Freitas, a iniciativa visa fortalecer a imagem e a reputação da marca “Caxias do Sul” a partir de um planejamento estratégico de comunicação.
Freitas, durante a entrevista coletiva à imprensa, explicou como se dará a execução inicial do projeto com finalização em até dois anos de estudos.

De acordo com o integrante da Critério, após as duas etapas do projeto finalizadas os organizadores irão apresentar à comunidade caxiense o que foi levantado e um alinhamento de comunicação em torna da marca escolhida e seus propósitos.
Segundo Freitas, se tratando de Rio Grande do Sul e para a própria Critério, este é um projeto diferenciado e único até agora. Ele também abordou durante sua fala com a imprensa como surgiu a ideia de aplicar a iniciativa ou projeto na cidade, diante de conversas anteriores com a CIC Caxias.
A próxima RA CIC Caxias vai acontecer no dia 29 de setembro e terá a participação da Irmã Rosita Milesi. A religiosa scalabriniana e natural de Farroupilha (RS), também é diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH). Ela falará durante a palestra, informações sobre o panorama do Refúgio e Migrações mundial e local, e outros pontos para formuladores de políticas locais.