Um relatório da Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgado na quarta-feira, dia 17 de setembro, prevê que a inteligência artificial (IA) pode aumentar o valor do comércio global em quase 40% até 2040. A OMC destaca que a adoção de tecnologias de IA nas cadeias produtivas pode melhorar a eficiência, reduzir custos e abrir novos mercados.
O relatório destaca que, dependendo do ritmo de convergência tecnológica e política entre economias de baixa, média e alta renda, o comércio global poderá crescer entre 34% e 37% no período, enquanto o PIB mundial pode avançar entre 12% e 13%.
Em contato com a reportagem da Rádio Caxias, o economista Mosar Leandro Ness explicou que a IA é uma nova revolução na economia, tal qual foram os computadores nos anos 90, o que pode gerar diminuição nos preços dos produtos para a população.
Ness destacou que a mudança que a inteligência artificial trará será um avanço tecnólogico que irá ampliar a oferta de produtos. Não apenas os preços dos produtos, mas também o custo de produção deve diminuir.