A Câmara Municipal de Caxias do Sul realiza, entre os dias 23 e 29 de setembro de 2025, a Semana Municipal da Pessoa Idosa, promovida pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI).
De acordo com o relações públicas da Câmara, Denerlei Antoniolli, com uma ampla programação gratuita, o evento busca valorizar o protagonismo da terceira idade e reforçar a importância de envelhecer com saúde, dignidade e inclusão. Durante a semana, o público poderá participar de apresentações artísticas, palestras com especialistas e momentos de diálogo voltados ao bem-estar e aos direitos das pessoas idosas. A maior parte das atividades ocorrerá no Plenário Nadyr Rossetti e na Sala Geni Peteffi, na sede da Câmara Municipal.
Denerlei Antoniolli explica que um dos grandes destaques deste ano é o lançamento da Cartilha da Pessoa Idosa, material educativo voltado à informação sobre direitos, saúde e prevenção. Outro marco é a realização da primeira edição da Tribuna da Pessoa Idosa, espaço democrático criado para que pessoas acima de 60 anos compartilhem experiências, opiniões e demandas diretamente com o poder legislativo.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa de vida global passou de 66,8 anos em 2000 para 73,4 anos em 2019. No entanto, o aumento da expectativa de vida saudável foi menor: de 58,3 para 63,7 anos, indicando que muitos vivem mais, mas nem sempre com saúde plena. A pandemia de COVID-19 agravou esse cenário, revertendo quase uma década de avanços. Entre 2019 e 2021, a expectativa de vida caiu globalmente em 1,8 ano. Já a expectativa de vida saudável teve redução de 1,5 ano no mesmo período.
A boa notícia, segundo a OMS, é que com ações preventivas eficazes — como controle da pressão arterial, alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos, combate ao tabagismo e atenção à saúde mental — é possível ganhar de 5 a 10 anos a mais de vida saudável. Neste contexto, a Semana da Pessoa Idosa surge como uma oportunidade para fortalecer políticas públicas e fomentar hábitos que melhorem a qualidade de vida na terceira idade.
Confira a programação completa:
Local: Câmara Municipal de Caxias do Sul
Rua Alfredo Chaves, 1323 – Bairro Exposição
🗓 TERÇA-FEIRA | 23/09
8h30 – Apresentação do Coro Sênior Municipal
Lançamento da Cartilha da Pessoa Idosa
📍 Plenário da Câmara
14h – Peça teatral com o Grupo Maturidade Ativa
📍 Teatro do SESC (retirada de ingressos até 23/09)
Rua Moreira César, 2462 – Pio X
🗓 QUARTA-FEIRA | 24/09
14h – Palestra: “Direitos da Pessoa Idosa e Proteção aos Tipos de Violência”, com promotor Rodolfo Grezzana
15h – Tribuna da Pessoa Idosa
📍 Plenário da Câmara
🗓 QUINTA-FEIRA | 25/09
14h30 – Palestra: “O autocuidado na saúde física da pessoa idosa”, com fisioterapeuta Tassiane Dallegrave
15h – Palestra: “Envelhecimento: o espaço criativo da vida”, com Frei Jaime Bettega
📍 Plenário da Câmara
🗓 SEXTA-FEIRA | 26/09
14h – Palestra: “Envelhecer: um compromisso de todos”, com Verônica Bohm (UCS Sênior)
15h – “Do lembrar ao esquecer: Memória, Amnésia e Demência no Envelhecer”, com professoras Lidiane Barazzetti e Natália Steffen (FSG)
📍 Plenário da Câmara
🗓 SEGUNDA-FEIRA | 29/09
14h – Apresentação musical com Grazi Rossetto
14h30 – Palestra: “Viver com dignidade: esse direito é seu”, com o advogado Dagoberto dos Santos
15h30 – “Prevenção de quedas: pequenas mudanças, grandes resultados”, com a fisioterapeuta Greice Dallegrave
📍 Sala Geni Peteffi – Câmara Municipal
17h – Encerramento com Ato Simbólico contra a Violência com Pessoas Idosas
📍 Área externa da Câmara
Para mais informações, acesse: www.camaracaxias.rs.gov.br ou acompanhe as redes sociais da Câmara Municipal.