Está previsto para ser encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores nos próximos dias o novo Refis do Fundo da Casa Popular (Funcap). A ideia do programa é possibilitar a renegociação de dividas de pessoas que tenham débitos em aberto a partir da realização de empréstimos.
As renegociações acontecem a cada cinco anos, pois é necessário que os boletos da edição anterior encerrem para o lançamento de novos. Com isso, as condições de pagamento podem chegar ao parcelamento em até 60 meses, isto é, cinco anos. O projeto dessa edição esta previsto com a possibilidade de ser aderido em até seis meses.
A recuperação dos valores prevê que o dinheiro arrecadado volte para o Fundo da Casa Popular em forma de investimentos. A diretora de moradia popular da Secretaria de Habitação, Elisângela de Souza detalha que as parcelas de pagamento tendem a ficar com valores acessíveis.
A pasta estima que 71% dos contratos vigentes estão inadimplentes, e tem como meta a diminuição para cerca de 50%.
O Funcap, por essência, tem como objetivo a criação de loteamentos e a construção de habitações populares visando à comercialização por meio de financiamento total ou parcial das unidades habitacionais. Além disso, trabalha da mesma forma com materiais de construção, fazendo a reforma de habitações populares, remoção ou urbanização de núcleos de subabitação.