A equipe Sub-20 do Juventude está fazendo amistosos no Uruguai em preparação para a disputa da Copa FGF. Nos dois amistosos já realizados o Juventude venceu o Albion por 5 a 0 e empatou em 1 a 1 com a seleção cubana. Na próxima quarta-feira (17), os comandados do técnico Filipe Dias enfrentam a seleção Sub-18 do Uruguai. O treinador avaliou estes testes e as experiências adquiridas fora do Brasil.
“Para nós tem muito valor olhar a preparação do ponto de vista dos 90 minutos. O que a gente fez e está fazendo nos 90 minutos que nos credenciam a estar mais próximo da vitória. Então acho que esse é o maior valor desses dois amistosos, dessa excursão até então. Porque, diante da seleção de Cuba, fizemos uma grande partida. Poderíamos no primeiro tempo mesmo ter virado 3 ou 4 a 0, tamanha as chances claras que nós tivemos. E por uma infelicidade no segundo tempo acabamos tomando gol de empate e empatando a partida.“, destacou o treinador.
O Juventude irá disputar a Copa da Federação Gaúcha de Futebol com a equipe sub-20 e estreia na competição no dia 24 de setembro diante do Brasil de Pelotas no Homero Soldatelli, em Flores da Cunha. Filipe Dias fala sobre a importância desses amistosos na formação dos atletas:
“Na verdade, a gente nunca vai conseguir mensurar, né, na realidade, assim, numericamente falando, o quanto isso impacta e importa na formação dos atletas. Mas a gente tem certeza absoluta que viver diferentes tipos de jogo, níveis culturais, níveis de diversidade diferentes, tudo isso aí ajuda o atleta a aumentar o seu repertório, a solucionar mais problemas, diferentes problemas. Então, tudo conspira e colabora pra gente tornar o atleta cada vez mais numa formação integral, assim, completa e plena, pra que ali na frente ele consiga pisar no profissional, ou gerar um retorno financeiro pro clube, saindo daqui, ou pisando no profissional, muito mais fortalecido com essas experiências.”