Em sua 4ª edição, a Festa das Colheitas tem como lema “A cultura italiana transformada em festa”. E o segundo final de semana do evento foi marcado por atividades recreativas e apresentações. Na ocasião, os visitantes puderam conferir o concerto “Sopros da Tradição” da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, a oficina Cores da Natureza – Arte e Sustentabilidade com Gio e Doug. Além da performance ‘Talian’arte per bambini’ que foi pensada para contar a história da imigração italiana e do projeto Mãos da Nossa Terra, um espaço exclusivamente dedicado ao artesanato.
Até as 17h deste domingo (16), cerca de 30 mil pessoas haviam prestigiado a programação, segundo a Comissão Organizadora do evento. No primeiro final de semana de atividades, 20 mil pessoas circularam pelo Parque. Assim, os organizadores estimam que mais de 50 mil pessoas já tenham prestigiado a 4ª Festa das Colheitas 2025.
A Secretária da Cultura, Tatiane Frizzo, destacou em entrevista para a Rádio Caxias a importância dos caxienses prestigiarem os agricultores.
A massoteraperuta, Beatriz Teresa, destacou que veio da roça, e poder reviver seu passado, por meio do evento, foi o que a trouxe para a festa.
Dentre stands sobre agricultura, culinária, comércio e cultura italiana a fonodiologa da Pró-Audio, Élida Costa Feitosa. Ela explicou para a emissora que a empresa trouxe no espaço um alerta para a população sobre os cuidados com a saúde auditiva.
A gestão cultural fica a cargo da produtora Cali Troian, da Cali Gestão Cultural, que assina o planejamento e a organização do evento. Ela explica a importância do evento para a região ao se referir a ela como o legado italiano transformado em festa.
Além de celebrar a cultura italiana, a Festa das Colheitas também faz parte do calendário de comemorações do sesquicentenário da imigração italiana, oferecendo uma rica programação que remete às tradições e à história da comunidade italiana na região.
O evento, que faz parte das celebrações dos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, acontece no Centro de Eventos do Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos (Festa da Uva), de sexta a domingo. Sendo que, na sexta-feira, o evento é das 14h até as 22h, ; e no sábado e no domingo, das 10h às 22h. A programação é totalmente gratuita, mas sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível, e que será destinado ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul.
A 4ª edição da Festa das Colheitas é promovido pela Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva, Prefeitura de Caxias do Sul e Ministério da Cultura, com apoio de diversos patrocinadores como Caixa Econômica Federal, Andreazza, Banrisul, Voestalpine, Sicredi Pioneira, entre outros. O segundo final de semana da Festa das Colheitas movimentou o Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos.
Programação segue na sexta-feira (21)
14h – Abertura do Parque
14h às 22h – Atrações itinerantes, intervenções artísticas e vivências culturais
Local: Centro de Eventos
15h – Tallian’arte per bambini
Local: Palco Principal
16h – Visita guiada PCDs
Local: Saída do Pórtico
18h – Sognare com Cia. Municipal de Dança
Local: Palco Principal
Sinopse: Alusivo aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, Devaneio é uma obra coreográfica que convida o público a imaginar os sonhos daqueles que embarcariam rumo a um novo lugar. Inspirado nos desejos e nas esperanças dos que sonhavam com um lugar repleto de alegrias, abraços, afetos, sorrisos e abundâncias, o espetáculo entrelaça memórias, emoções e possibilidades. Trata-se de uma jornada sensível e poética, onde a dança se torna a ponte entre os devaneios do passado e as realizações do presente. Devaneio celebra a coragem, os anseios e os legados de quem moldou a história com os seus passos em busca de um futuro melhor.
20h – Show com Grupo Sanfonaço
Local: Palco Principal
Sinopse: Com 14 anos de estrada, o Grupo Sanfonaço une a herança cultural do Rio Grande do Sul e o folclore italiano. Criado por Jéssica Colussi e sua mãe, Neli Colussi, o conjunto possui valores muito fortes, como respeito mútuo entre equipe e público, humildade, amor à música e dedicação ao repertório.
22h – Encerramento da programação