Com o objetivo de instrumentalizar e qualificar o trabalho realizado pelas escolas no enfrentamento de situações de violência, na próxima quarta-feira (14) o COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) promove o III Encontro de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento inicia as 8h, no auditório do UCS Teatro. As inscrições podem ser realizadas através do link.
A iniciativa busca dar continuidade às ações de educação permanente já realizadas pela rede de proteção da criança e adolescente em Caxias do Sul, além de reforçar os conteúdos de escuta especializada, conceitos e procedimentos éticos e protocolares do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e da Childhood Brasil, uma associação privada sem fins lucrativos que atua na proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
A presidente do COMDICA, Ana Pincolini, destaca a participação de referências a nível nacional no evento como forma de promover e difundir conhecimento sobre a temática.
A Childhood atua para garantir a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, com foco na prevenção e no enfrentamento da violência sexual. De acordo com pesquisa recente promovida pelo Sest/Senat e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Caxias do Sul está entre as 10 cidades no país com maior risco para exploração comercial sexual. Ana frisa que a questão será um dos enfoques principais da terceira edição do encontro.
O evento acontecerá durante todo o dia, com programação e certificação do turno manhã e tarde pelo mesmo profissional. Segundo a organização do evento, já foram registradas cerca de 500 inscrições. A capacidade do UCS Teatro é de 740 pessoas. A programação completa pode ser acessada nas redes sociais do COMDICA (comdica.caxiasdosul).