Com o tema “Biodiversidade e Resiliência Climática”, a Associação Serrana de Meliponicultores (ASSERMEL), em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), realiza o 2º Simpósio Serrano de Meliponicultura nos dias 19, 20 e 21 de setembro. O evento, que será realizado na UCS, contará com uma programação diversificada, incluindo palestras de especialistas, oficinas práticas, exposição e venda de enxames, meliprodutos e orquídeas.
Sob a coordenação de Ivanir Nicchetti de Campos, presidente da Assermel, e dos professores Gabriel Pauletti e Valdirene Camatti Sartori, o Simpósio reunirá grandes nomes da meliponicultura.
Entre os palestrantes confirmados estão Rafael Gehrke, que abordará a importância das abelhas na recuperação ambiental e Luis Fernando Wolff que apresentará pesquisa sobre a meliponicultura orgânica.
O coordenador destaca o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade da preservação e do aumento da produção de abelhas sem ferrão. Ele ressalta a presença de especialistas sobre o assunto e também lembra que sem abelhas não há alimentos.
O evento terá início na sexta-feira (19), às 9h, com a abertura oficial marcada para 17h, e contará com oficinas práticas no sábado e domingo, como a construção de iscas e a divisão de enxames. No sábado (20), a feira abre às 10h e o encerramento será às 18h. No domingo (21), a feira abre às 10h e continuará com oficinas e demonstrações até o encerramento às 17h.
As inscrições podem ser feitas, de forma gratuita, pelo site da UCS. Será disponibilizado certificado de participação.