O cientista Carlos Nobre foi nomeado pelo Papa Leão XIV para integrar um conselho do Vaticano voltado ao desenvolvimento humano integral. O anúncio foi feito na última segunda-feira (30), em comunicado oficial do dicastério, que será responsável por temas sociais, ambientais e de desenvolvimento global.
Reconhecido por pesquisas sobre mudanças climáticas, especialmente na Amazônia, o brasileiro passa a compor um grupo de 11 especialistas que assessoram o Vaticano em questões estratégicas para o futuro da humanidade. Em entrevista ao Jornal da Caxias desta quarta-feira (1º), ele disse ter sido surpreendido pela nomeação. O cientista também alertou que o planeta enfrenta a maior emergência climática da história, com aumento das temperaturas e eventos extremos já em curso.
Nobre destacou ainda o papel da Amazônia no equilíbrio climático global.
Para o cientista, a aproximação entre ciência e religião pode fortalecer o enfrentamento das crises globais. O conselho também deve tratar de desigualdade social e conflitos internacionais. Ele avalia que a participação pode ampliar a visibilidade da ciência brasileira e contribuir para ações concretas e políticas públicas globais.
Sobre a COP30 realizada em Belém do Pará em novembro de 2025, Nobre apontou avanços, mas ressaltou desafios, como a resistência de países em acelerar a transição energética e zerar o desmatamento até 2030.
Nobre ainda aguarda o primeiro contato oficial do Vaticano e afirma que pretende reforçar ao Papa a urgência da crise climática.
Confira no Caxias Play a entrevista completa.
