A programação da 126ª edição da Romaria Votiva de Caravaggio foi divulgada na manhã desta quarta-feira (7), em coletiva de imprensa conduzida pelo reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, e pelo pároco padre Joone Fachinelli. O lema desta edição é “O Verbo se fez carne, e habitou entre nós”.
As novenas iniciam no dia 24 de janeiro e seguem até 1º de fevereiro, sendo realizadas todas no Santuário, a partir das 20h. Já o dia festivo será em 2 de fevereiro, com missas, benção das máquinas agrícolas, almoço festivo e récita do terço. Antes disso, na noite do dia 1º de fevereiro irá ocorrer a segunda edição da procissão luminosa.
Durante a coletiva, o reitor lembrou a origem da celebração. No ano de 1899, depois de seis meses de estiagem, em meio ao pavor e recursos escassos, com a fome se aproximando, a partir do dia 24 de janeiro daquele ano os agricultores resolveram fazer uma série de novenas pelas comunidades da Serra Gaúcha. Até que no dia 2 de fevereiro, ao se encontrarem em Caravaggio, foram contemplados no que até hoje é chamado de o milagre da chuva. Diante do fato, a partir de 1900 foi feito um voto para agradecer pela graça alcançada.
Se antes os trabalhadores do campo rezavam pela chuva, agora a comunidade da região busca a renovação da fé e da esperança para enfrentar os desafios climáticos da atualidade. O padre Ricardo Fontana destaca o ofertório da produção na celebração, na qual define como uma festa agrícola em um mundo urbanizado.
Nossa Senhora do Caravaggio é a padroeira da Diocese de Caxias do Sul, que abrange 33 municípios da região. Confira a programação completa em radiocaxias.com.br.
Programação:
Novena no Santuário
24 de Janeiro a 1° de Fevereiro, sempre às 20h. Na noite do dia 1° ocorre a procissão luminosa.
Dia Festivo no Santuário
2 de Fevereiro (Segunda-feira)
8h – Missa
10h – Missa Solene e bênção
das máquinas agrícolas
12h – Almoço Festivo
15h – Missa
17h – Missa
18h – Récita do Terço
