Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Comunidade 16/04/2018 | 16h54

Secretaria da Agricultura abre inscrições para Programa de Máquinas Pesadas


Secretaria da Agricultura abre inscrições para Programa de Máquinas Pesadas
Foto: Divulgação.

O programa, que esteve suspenso durante o ano passado, devido ao vencimento do contrato, foi retomado em 2018 e abriu inscrições para produtores nesta segunda-feira (16). O objetivo é subsidiar serviço de aluguel de máquinas pesadas que o Município não tenha e que os produtores rurais necessitem para aumentar a produção das próprias propriedades. A prática está amparada pela lei municipal nº 6.730, de 2007.

Conforme a titular da Secretaria Municipal da Agricultura (Smapa) de Caxias do Sul, Camila Sandri Sirena, o programa inclui máquinas como escavadeiras e tratores de esteira. Ela explica que a proposta prevê que cada produtor possa contratar maquinário por um prazo de até 20 horas. O pagamento pelo trabalho será dividido, cabendo ao produtor a quitação de 50% do valor da obra, e ao Executivo, o restante.

Em relação a 2016, quando o Programa de Máquinas Pesadas tinha um teto de gastos de R$ 400 mil, o reajuste de valores para este ano é de 75%, chegando aos R$ 700 mil. Para ter acesso ao programa, o beneficiário deve possuir o Talão do Produtor e ter como principal fonte de renda a produção agrícola. Além disso, deve receber assistência de técnicos da Smapa. As solicitações de uso do maquinário incluem obras de açudagem, descapoeiramento, terraplanagens e limpeza de valas.

As inscrições são gratuitas e não têm prazo final, podendo serem feitas nas subprefeituras ou na própria sede da Smapa, que fica na Rua Moreira César, nº 1.686, no bairro Pio X, em Caxias do Sul.


Departamento de Jornalismo








Em breve
Nenhum jogo no momento.