Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Inadimplência 09/08/2018 | 10h17

Receita Estadual encaminha nomes de devedores do IPVA ao cadastro da Serasa


Receita Estadual encaminha nomes de devedores do IPVA ao cadastro da Serasa
Foto: Divulgação/Sefaz

Na busca de diminuir o valor da inadimplência dos proprietários de veículos no Rio Grande do Sul com o IPVA 2018, o governo estadual está encaminhando até o fim desta semana cerca de 150 mil nomes para o cadastro de devedores da Serasa.

O chefe da Divisão de Fiscalização da Receita Estadual, Edson Moro Franchi, informa que o valor correspondente chega a R$ 136 milhões e, a expectativa é que seja recuperado quase todo o montante. O encaminhamento junto a Serasa impede o acesso ao crédito e ao financiamento em rede bancária para os inadimplentes.

Ele explica que o número de devedores com o imposto estadual gira em torno de 186 mil, mas que nem todos são encaminhados porque alguns critérios inicialmente são seguidos.

Franchi explica que no dia seguinte ao vencimento do IPVA, multas e juros são acrescentados no valor e que junto a Serasa sofrem também atualização mensal junto à tabela Selic.

Franchi assegura que ações de blitze também seguem até o fim do ano. Acrescenta que outras medidas como protesto e a judicialização estão previstas e podem ser colocadas em prática até o fim de 2018, caso o débito não seja quitado.

A inadimplência financeira atual do IPVA no Estado é de 7,09%, e a expectativa é que chegue a cerca de 3% ao fim do ano.


Departamento de Jornalismo








Em breve
Nenhum jogo no momento.