Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Saúde 11/07/2018 | 12h38

Postão e UPA registram aumento na demanda de atendimentos devido temperaturas baixas


Postão e UPA registram aumento na demanda de atendimentos devido temperaturas baixas
Foto: Alex Schneider/ Rádio Caxias

O frio intenso tem aumentado a demanda de atendimentos da UPA Zona Norte e do Postão 24 Horas. Os dois serviços de urgência e emergência, que atendem pelo SUS em Caxias do Sul, têm registrado acréscimo de pacientes nas últimas semanas. A diretora da UPA, Eliana Ferreira, relata que em junho, em relação a maio, teve aumento de 20%.

Isso porque a média de 7,5 mil acolhimentos subiu para nove mil. Ainda informa que, na comparação do início de junho com julho o incremento foi ainda maior, chegando a 40%. Eliana avalia o quadro dentro do esperado para a época do ano. Ela ressalta que mesmo com o aumento da demanda a Unidade tem capacidade para realizar os atendimentos.

Ela também relata que a maioria dos casos é devido a problemas respiratórios em idosos e crianças. Já a diretora-administrativa do Postão 24 Horas, Demirse Rufatto, conta que o houve pequeno acréscimo no número de atendimentos, quando comparado a primeira semana de julho com a última de junho, quando as consultas semanais passaram de 2.696 para 2.728.

Por outro lado, ela destaca que o aumento é maior quando levado em conta apenas a gripe, com os atendimentos passando de 503 para 541. Demirse orienta que os usuários também podem ir para as unidades básicas de Saúde (UBSs) quando sentirem os primeiros sintomas. Assim como a representante da UPA, Demirse avalia como um aumento sazonal.


Departamento de Jornalismo








Em breve
Nenhum jogo no momento.