Notícias



CAXIAS DO SUL

Saúde 19/05/2017 | 04h40

Município registra mais dois casos de hospitalização por gripe sazonal


Município registra mais dois casos de hospitalização por gripe sazonal
Foto: Divulgação/Internet
A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirma o registro de mais dois casos de Influenza A/H3 Sazonal (gripe sazonal) no município, totalizando quatro. Um caso trata-se de um homem de 79 anos, obeso e diabético, não vacinado, que agora passa bem. O outro é um jovem de 18 anos, que continua hospitalizado.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e até ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco. A vacina é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe e de suas complicações. A Campanha Nacional de Vacinação segue até dia 26 de maio. Em Caxias do Sul, porém, encerra em 25 de maio, já que dia 26 é feriado municipal (Nossa Senhora de Caravaggio). As pessoas que integram os grupos prioritários devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para receber a vacina.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, devem ser vacinadas pessoas acima de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, trabalhadores da saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (que devem apresentar prescrição médica) e professores. A Vigilância Epidemiológica faz um chamado especial às gestantes e crianças, cuja adesão à campanha é considerada baixa. Até esta terça-feira (16/05), haviam sido vacinadas 1.746 gestantes (36,25%) e 10.560 crianças (40,74%).

A estimativa é imunizar 124 mil pessoas no município, o que representa 90% da população de cada grupo prioritário (neste cálculo não são considerados os doentes crônicos e os professores). Até o último levantamento (16.05), foram aplicadas 75.634 doses da vacina, sendo 57.396 nos grupos prioritários (62,47%).

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina, ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha. Para o público geral, as reações em decorrência da imunização são, normalmente, leves.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal








Em breve
Nenhum jogo no momento.
Preencha os dados abaixo




Caxias Juventude

Rádio Caxias

Envie seu recado, sua sugestão de pauta, informação do trânsito ou dica e torne-se notícia na Rádio Caxias.