Notícias



CAXIAS DO SUL

Economia 12/01/2018 | 17h17

Executivo decreta trimestralidade de 1,09% para os servidores públicos de Caxias do Sul


Executivo decreta trimestralidade de 1,09% para os servidores públicos de Caxias do Sul
Foto: Caroline Padilha/ Divulgação
O índice foi publicado na edição do Diário Eletrônico do Município, nesta quinta-feira (11). O percentual se refere à média de três indicadores de inflação, nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado. De acordo com a lei da trimestralidade, o cálculo é baseado no IGPM da Fundação Getúlio Vargas, no IPC da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, de São Paulo e IPC do Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas, de Porto Alegre.  Percentual de 1,09% servirá de correção salarial para os servidores públicos municipais efetivos e cargos em comissão (CCs) do Executivo, na folha de pagamento de janeiro.

Conforme a secretária de Recursos Humanos e Logística, Vangelisa Lorandi, a trimestralidade é um direito constitucional dos servidores. O objetivo é manter o poder de compra do trabalhador, através da reposição da inflação no período. Vangelisa explica que o reajuste é concedido por meio de uma lei autorizativa por parte do Legislativo. Segundo a secretária, o impacto financeiro na folha de pagamento precisa estar previsto no orçamento do Município.

Em 2017, o funcionalismo público teve 2,3% de correção salarial. Foram 2,16% em janeiro e 0,14% em outubro. A trimestralidade referente aos meses de abril, maio e junho fechou em -0,45%. No acumulado de um ano, os servidores públicos municipais tiveram 3,39% de reposição salarial. O critério de reajuste pela trimestralidade vem desde 1997.

Departamento de Jornalismo










Em breve
Nenhum jogo no momento.
Preencha os dados abaixo




Caxias Juventude

Rádio Caxias

Envie seu recado, sua sugestão de pauta, informação do trânsito ou dica e torne-se notícia na Rádio Caxias.