Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Economia 13/03/2018 | 20h27

Economia caxiense cai 0,6% em janeiro


Economia caxiense cai 0,6% em janeiro
Foto: CIC/ Divulgação
As características sazonais do primeiro mês do ano, historicamente, contribuem para resultados menos expressivos, quando janeiro é comparado com dezembro. Enquanto a Indústria cresceu 4,7, e o setor de Serviços 2,8%, a retração do Comércio foi de -22,9%. 

Conforme o diretor de Economia, Finanças e Estatísticas da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Alexander Messias, a leve queda de 0,6% era esperada até certo ponto, quando se compara períodos onde os volumes de vendas são diferentes. Neste sentido, salienta que ao observar o crescimento de 8,1% referente ao acumulado dos últimos 12 meses, é notável a recuperação gradativa que a economia de Caxias do Sul vem passando. 

No acumulado do ano o aumento é ainda mais expressivo. O índice registrado foi de 28,6%. Contudo, essa elevação é efeito da base de comparação ser baixa. Desta forma, os especialistas consideram improvável que estes patamares se mantenham. 

Por outro lado, os próximos meses são de otimismo por parte dos economistas. A previsão é de que a economia brasileira cresça cerca de 3,5%, e a caxiense supere a marca de 8% ao fim deste ano. 

Em relação ao mercado de trabalho, os setores de veículos pesados, autopeças e fermentaria deve contratar boa parte da mão de obra demitida nos últimos anos. A tendência é de que de essa previsão se concretize ainda no primeiro semestre, principalmente devido à demanda e as condições favoráveis do mercado. 

Os dados do desempenho econômico de Caxias do Sul no mês de janeiro foram apresentados na tarde desta terça-feira (13), pela diretoria de Economia, Finanças e Estatísticas da CIC e pela assessoria de Economia e Estatística da CDL. 

Departamento de Jornalismo








Em breve
Nenhum jogo no momento.