Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Reajuste 13/06/2018 | 14h01

Consumidor vai pagar mais caro pela energia elétrica a partir da próxima terça-feira


Consumidor vai pagar mais caro pela energia elétrica a partir da próxima terça-feira
Foto: Divulgação

A conta de luz vai ficar em média 20,58% mais cara para consumidores de 255 municípios gaúchos, a partir da próxima terça-feira (19). O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (12). Para clientes que usam baixa tensão, como residências e pequenos comércios, o aumento chega a 21,55%. Nas indústrias, que utilizam alta tensão, o percentual é de 19,04%.

O tarifaço foi comentado pelo presidente do conselho que representa os consumidores da RGE, Claiton Gaieski Pires. Segundo ele, o aumento é desproporcional diante do nível da inflação. De acordo com o Conselho de Consumidores da RGE, em alguns casos o custo da energia elétrica pode chegar a 30% do total da produção.

O presidente também relata que a decisão da agência reguladora vai prejudicar, por exemplo, a recuperação econômica das empresas.

O índice médio do aumento se deve em especial à disparada do Dólar na compra compulsória de energia da usina de Itaipu, considerando o valor da moeda em R$ 3,66, e à atualização do IGP-M, que fechou em 4,26%.

Na economia do Estado, o impacto da tarifa deve superar os R$ 840 milhões, entre junho deste ano e maio de 2019.


Departamento de Jornalismo








Em breve
Nenhum jogo no momento.