A Rádio



Em 27 de abril de 1946 entrava no ar a primeira emissora de rádio da Região Nordeste do RS. A Rádio Caxias do Sul, prefixo ZYF-3, era resultado do trabalho de vários abnegados. A inauguração é considerada por historiadores um marco de Caxias do Sul, pois apesar do franco crescimento econômico e populacional da cidade fundada por imigrantes italianos em 1875, faltava-lhe uma voz que aglutinasse e ampliasse suas realizações, sentimentos e aspirações. E a Rádio Caxias cumpriu esse papel.


Fundação e primeiros anos

Desde o início dos anos 40, lideranças da comunidade solicitavam ao Governo Federal um canal de rádio para a cidade. Fatores históricos, como a Segunda Guerra Mundial, atrasaram o processo, e somente em 1944 foi dada a autorização para a constituição da emissora, que entrou no ar dois anos depois. Pela participação que tiveram no processo, Joaquim Pedro Lisboa, Arnaldo Ballvé e Luiz Napolitano são considerados os fundadores da Rádio Caxias. A Rede de Emissoras Reunidas era a proprietária, e Nestor Rizzo foi o primeiro diretor.

Os primeiros estúdios foram instalados no prédio do Recreio Guarany, na Avenida Júlio de Castilhos, a principal via da cidade. A potência era pequena, de apenas 250 watts, mas mesmo assim atingia grandes distâncias, inclusive outros estados, pois havia poucas emissoras no ar. O transmissor e a antena ficaram no pátio do clube até 1947, quando uma torre de 52 metros de altura foi instalada no Morro Leonardelli, próximo ao Centro. Um novo transmissor, de 1 kW, também foi inaugurado.

A frequência de operação era 1370 kHz. Nesses primeiros anos a programação já se mostrava diversificada, com a inclusão de musicais de vários estilos, jornalismo e utilidade pública. Ainda em 1946, no dia 15 de novembro, foram iniciadas as transmissões esportivas, que continuam até hoje como uma das principais marcas da Rádio Caxias.


A consolidação

Em 1950 os estúdios foram transferidos para primeiro andar do Edifício Kalil Sehbe, na esquina da Júlio de Castilhos com a Rua Borges de Medeiros, onde hoje está localizado o City Hotel. Ocupando todo um andar do prédio, as amplas instalações permitiram a criação de um auditório de 90 lugares. Além disso, em 1955, a potência foi aumentada de 1 kW para 5 kW, e o transmissor e as antenas foram transferidos para o bairro São Ciro.

Esse foi o período em que a Caxias se consolidou como uma das referências da cidade, pois serviu como vetor de integração entre a área urbana e as localidades do interior, além de se tornar o ponto de referência para busca de informação local por parte da população. A qualidade dos programas de auditório e musicais desse período, inclusive com a participação de grandes artistas de renome nacional, também reforçou a imagem da emissora.

Outro salto de qualidade veio em 28 de agosto de 1972. Nesse dia foram inauguradas as novas instalações, em sede própria, no 21° andar do Edifício Estrela, no Centro de Caxias do Sul. O espaço, planejado especialmente para a operação da emissora, contava com equipamentos de última geração. O ministro das Comunicações, o caxiense Hygino Caetano Corsetti, esteve presente no evento.

Em 1979, por decisão do Ministério das Comunicações, a Rádio Caxias foi contemplada com a frequência AM de 930 kHz. Um ano depois, a potência foi aumentada para 20 kW, tornando a emissora uma das mais potentes do Estado.


A integração ao STC

Em julho de 1988 a Rádio Caxias foi adquirida pelo empresário caxiense Paulo Roberto Lisboa Triches, e passou a fazer parte do STC (Sistema Trídio de Comunicação). A programação foi alterada, e passou a priorizar o segmento mundialmente conhecido como talk and news, que privilegia as áreas de jornalismo e esportes, característica que se mantém até hoje.

Em março de 1997, seguindo as tendências de comunicação que despontavam naquele momento, a Rádio Caxias foi uma das pioneiras do Rio Grande do Sul no lançamento de um website, utilizando a ainda incipiente internet para a divulgação do próprio trabalho. Três anos depois, com a evolução do sistema de internet no Brasil, o som da emissora começou a ser colocado à disposição na nova plataforma, levando a voz da Rádio Caxias para todas as partes do planeta.


Transmissão no FM

O dia 07 de outubro de 2012 marcou o início de uma nova era dentro da história da Rádio Caxias. Nesta data a emissora iniciou a transmissão na frequência 93,5 FM, simultânea às tradicionais formas de divulgação (930 AM e radiocaxias.com.br). A medida ampliou o alcance e deu novas possibilidades de acesso aos ouvintes do Estado. Três anos depois, em 28 de setembro de 2015, antecipando-se às mudanças na radiofonia brasileira, a Rádio Caxias deixou de operar em AM e fixou a programação somente nos 93,5 FM, site e aplicativos para smartphones e tablets. Além disso, alterações na programação, além de reforçar o compromisso com o jornalismo geral e esportivo, abriram espaço para entretenimento e variedades.

Com quase sete décadas de história, a emissora é hoje o mais tradicional e influente veículo de comunicação da região. Além disso, lidera a audiência no segmento Jornalismo, e é a única a acompanhar as equipes de futebol da cidade de Caxias do Sul (Juventude e Caxias). Ao conjugar a tradição e a seriedade apresentadas desde 1946 com a agilidade proporcionada pelas novas tecnologias, a Rádio Caxias 93,5 FM está pronta para cumprir sua missão: informar a população da Serra Gaúcha. Rádio Caxias – Sempre Contigo!



Em breve
Nenhum jogo no momento.
Preencha os dados abaixo




Juventude Caxias

Rádio Caxias

Envie seu recado, sua sugestão de pauta, informação do trânsito ou dica e torne-se notícia na Rádio Caxias.